32 anos de teatro
Carioca
Fundador da PASO D`ARTE Cultural
Fundador da CiaTeatro EPIGENIA
Diretor de Projetos da ONG Ligados Ao Futuro
Multiplu
TEATRO

COORPORATIVO

DESIGN


Formação Acadêmica
Bacharel em Artes Cênicas
e
Licenciatura em Teatro



























Um artista com uma base empreendedora sólida, criador e gestor de projetos inovadores, premiados e com reconhecimentos de público, crítica especializada e mídia.
Projetos como o evento “GARAGEM”, que recebeu a Honra Ao Mérito Cultural pela Qualidade, por notória associação da Marca VOLKSWAGEN com um projeto cultural sem que nenhum dos dois perdessem sua identidade institucional, reforçando o conceito de IDENTIDADE CULTURAL. Este evento unia em uma peça teatral, executada em uma garagem de 1300m2, com 20 atores e músicos, com mais dez automóveis que iam e vinham numa intercessão incrível entre cena e naturalismo.
Um projeto ímpar.
Antes conceituou o Natal da Coca-Cola vencendo a licitação de Natal competindo com as maiores empresas de eventos do Brasil com um projeto que aliava Cultura e Ações Sociais ao natal tradicional da Coca-Cola que há anos levava para as ruas "apenas seus caminhões iluminados para um passeio", com o projeto criado por Paso, os mesmos caminhões passaram a ter um conceito muito claro: unir entretenimento com projetos com conteúdo sóciocultural.
Indo mais longe conseguiu o que a Coca-Cola nunca havia conseguido. Associou a Volkswagen Caminhões no projeto a partir da cessão de oito caminhões 0Km para a carreata, uma parceria inédita.
Todo envolvimento com eventos nasceu em 2003 quando Gustavo venceu um Edital Cultural aberto pelo Instituto Telemar. Naquela ocasião associou a necessidade da empresa em resolver um problema de depredação de Orelhões a um evento cultural. No mesmo projeto associou obras de Portinari à aulas de matemática e português, entrando em 40 comunidades carentes do Estado do Rio de Janeiro levando cultura, aulas temáticas e conscientização pública. O projeto recebeu a chancela da Unesco. Foi contratado para criar o NATAL DE LUZ Eletrobrás, o que criou um evento na Enseada de Botafogo onde 32 ONGs, que tem a Arte como saída para geração de Capital Social, mostravam suas aptidões. Um sucesso com público recorde.
Projetos Teatrais que não se resumem apenas a apresentação de um espetáculo sempre foram uma constante na companhia de teatro que Gustavo Paso fundou e dirige a CiaTeatro Epigenia (www.epigenia.art)
“80 Anos de Ariano Suassuna” patrocinado pelo Banco do Brasil, BR Distribuidora e Eletrobrás, rodou o Brasil por 03 anos levando a arte do dramaturgo pernambucano, com a peça "ARIANO", escrita e dirigida por Paso em parceria com o jornalista e poeta Astier Basílio, além de palestras e leituras. O peça se torna um dos maiores sucessos da temporada de 2007 e passa a ser notícia nos principais jornais do Brasil.
Desde o início dos trabalhos em sua produtora PASO D`ARTE, CiaTeatro Epigenia, assim como da ONG Ligados Ao Futuro, ao qual é diretor de projetos culturais, Paso sempre gerou projetos profundos, com conceitos e premissas que privilegiam o público e a Arte de In-Formar.
Logo no primeiro projeto: “Orações de Arrabal, 70 anos de vida”, uma homenagem ao dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, onde filmes, peças de teatro, uma trilogia do autor e debates foram à cena pelas mãos de Paso. Parafraseando Neil Armstrong o próprio Arrabal envia da Espanha seus cumprimentos:
Há 21 anos que suas criações, seja de eventos culturais e/ou sociais chamam atenção, mas em 2007 houve claramente uma dedicação maior ao que Paso trazia como propósito: o Teatro. Neste ano sua cia começou a despontar como uma das mais importantes do cenário teatral brasileiro, então sua dedicação a ela aumentou até que lhe exigiu exclusividade.
Gustavo Paso é hoje reconhecido como um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro, basta observar que nos últimos 07 anos seus espetáculos figuram entre os Melhores do Ano no Rio e em São Paulo com varias indicações e prêmios dos mais importantes, (SHELL Rio e SP, APCA, Aplauso Brasil, Zilka Salaberry, CBTIJ, Cesgranrio, APTR) inclusive ganhando por dois anos consecutivos como Melhor Espetáculo de São Paulo (2016 e 2017), em 2018 sendo o único diretor a ser indicado na categoria Melhor Diretor, aos prêmios mais importantes do teatro nacional: SHELL e APCA. Além de uma cena contundente, o diretor é um dos mais importantes e respeitados por seus trabalho técnico com atores renomados. Projetos realizados e por realizar com Marisa Orth, Caco Ciocler, Romulo Estrela, Marilia Pera, Marcos Caruso, Ricardo Pereira, entre muitos outros, dão esta notoriedade ao artista de múltiplas funções.
Mesmo nesse período onde foi mais exigido pela sua Cia, assumiu de dezembro de 2013 a janeiro de 2015 a direção artística do Teatro Glaucio Gill, pertencente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, após vencer o edital de Ocupação lançado pelo do Governo.
Em números gerais foram colocados em cena 29 espetáculos teatrais, 09 Workshops, 03 festivais de Teatro e 104 eventos (debates, encontros, etc.). Ao término da Ocupação Gustavo Paso entregou o teatro de volta ao governo com mais de 2.000 sócios de carteirinha, com todos os dados para contato. O teatro contabilizou um total de MÍDIA ESPONTÂNEA de mais de 12 milhões de reais, com apenas uma comédia entre as peças. Acabou sendo eleito UM DOS 5 MELHORES TEATROS do Rio de Janeiro de 2014, eleição feita pelo Jornal O GLOBO. Assim Paso elevou o teatro de patamar, mudando os paradigmas das ocupações teatrais.
Nesses 21 anos percorreu quase todos os estados brasileiros, incluindo mais o Distrito Federal, com suas produções, foram mais de 40 turnês e algumas com mais de 20 dias na estrada. Outras com ida e volta durante meses. Seu conhecimento da área cultural cobre todas as áreas de produção, tais como Leis de Incentivo à Cultura nas três esferas, municipal, estadual e federal, passando pela criação, execução e pós produção.
Outras atividades culturais importantes que medem o respeito pelo trabalho são conferidas na participação efetiva em eventos e acontecimentos importantes de nosso Estado: Durante 07 anos trabalha como Jurado do Grupo Especial do Carnaval Carioca; foi Jurado do Premio Infantil de Teatro Zilda Salaberry por 02 anos; e Jurado do Premio CBTIJ; enquadrou mais de 50 projetos nas Leis de Incentivo, todos com aprovação; conceituou 4 ONGs criando seus Estatutos. Outra participação importante de Gustavo é na área sociocultural. Ele dirige desde 2003 os projetos da ONG Ligados Ao Futuro, inclusive recebendo a chancela da UNESCO em dois dos projetos, Paso realizou trabalhos frequentando mais de 40 municípios do Estado; executou o projeto de Metacognição para 1600 alunos da Redes Municipal através do teatro; e esteve presente no Morro Dona Marta durante 7 meses trabalhando inserção social através da arte.
Como Diretor de Arte exerceu várias funções para sua produtora tanto para terceiros. Todos os projetos em seu conteúdo conceitual e em sua programação visual, nos 20 anos da produtora PASO D`ARTE, foram criados por Paso.
Além de Produções Gráficas, incluindo a CAPA de 6 livros lançados; mais de dezenas de LOGOMARCAS, Cartazes, Convites, Banners, e diversos Cases gráficos conceituais. Começou em 1995 com subeditor do Jornal Vertente, onde comandou toda reformulacão gráfica, não só do jornal como da Editora Vertente. Ficando a frente da confecção e produção cultural de 06 livros. Realizou projetos gráficos para terceiros com ênfase em identidade cultural dos projetos com o produto.
Criou cenários para mais de 10 espetáculos profissionais e é autor oito peças, sendo seis encenadas. Uma delas: “Bodocongó, poema dramático cinematográfico” recebeu o Prêmio do Governo Federal em 2013, apenas 17 produções do Brasil foram contempladas; escreveu e dirigiu “ARIANO” em homenagem a Ariano Suassuna, sucesso de público e crítica; em 2015 dirigiu seu texto “GARAGEM” que virou filme. Em 2017 estreou o espetáculo infantil CASA CARAMUJO, com texto, cenário e direção assinados pelo artista, que lhe rendeu mais de 20 indicações a prêmios, como autor, diretor, cenógrafo e o principal deles: Melhor Espetáculo de Formas Animadas.
Atualmente um dos principais nomes do teatro brasileiro, laureado em diversas categorias nos mais importantes prêmios do mercado, Paso é também reconhecido por artistas teatrais como um exímio "Diretor de Ator" função, cada vez mais escassa hoje em dia, além de ser um perfeccionista da criação estética.
Premiado não só como diretor teatral, mas também como cenógrafo, diretor de arte e dramaturgo, Paso, tem reconhecida qualidade apresentada em seus espetáculos, trazendo para os palcos brasileiros uma linguagem autoral com grande autenticidade carregada de conceitos alinhados com objetivos humanistas.
CiaTeatro Epigenia - 23 anos
"A CiaTeatro Epigenia possui um sentido humanista muito claro já no nome, tomado de empréstimo à mineralogia; o nome deseja apontar para um conceito de transformação do mesmo, com a sua preservação.
Se o repertório encenado pela equipe é olhado com atenção,
percebe-se claramente o contorno desta lógica,
a favor da transformação humana do humano."
Tania Brandão
Crítica de Teatro
Diretor Teatral
Atualmente um dos principais nomes do teatro brasileiro, laureado em diversas categorias nos mais importantes prêmios do mercado, Paso é também reconhecido por artistas teatrais como um dos exímio "Diretor de Ator" função, cada vez mais escassos hoje em dia, além de um perfeccionista da criação estética.
Premiado não só como diretor teatral, mas também como cenógrafo, diretor de arte e dramaturgo, Paso, além da reconhecida qualidade apresentada em seus espetáculos, traz para os palcos brasileiros uma linguagem autoral muito própria, carregada de conceitos alinhados com objetivos humanistas.
Desde sua estreia como diretor em 2002 carrega a marca da ousadia em seus trabalhos, a respeitada crítica Barbara Heliodora cravou esta característica neste multifacetado artista cênico: “Ousadia de estreante (...)”. Indicado e condecorado com dezenas de prêmios e excelentes críticas, Paso criou o “Método de Desenvolvimento do AtorAtriz" desenvolvido durante mais de 30 anos de carreira teatral, onde 23 deles foram dedicados à direção.
Além de ministrar oficinas e workshops nos principais festivais de teatro brasileiros, Paso traz no seu histórico a gestão premiada de um teatro do Governo do Estado do Rio de Janeiro, projetos renomados de Formação de Plateia, conceitos alicerçados em anos de estudo para balizar o projeto Teatro Fundamental voltado para a criança e adolescência do ensino médio e fundamental. Criou o projeto TEATRO FALADO para diminuir o abismo social de artistas cegos e com baixa visão, seguindo sua dedicação de mais de uma década à inclusão de camadas carentes de projetos. Antes de todo movimento atual de inclusão, Paso já levava à cena espetáculos premiados com temas desinteressantes até então às grandes empresas do mercado cultural e até mesmo aos governos em suas três esferas. Temas como assédio sexual e profissional, racismo e sexismo aparecem da Trilogia Mamet, criação e direção de Paso para a tríade de texto do americano David Mamet que rendeu prêmios de melhor espetáculo de São Paulo (RACE e OLEANNA); e melhor diretor por (HOLLYWOOD)
Este ano estreou no icônico Teatro do SESI-SP com a comédia DE PERTO NINGUÉM É NORMAL, levando mais de 25 mil espectadores ao teatro. Este projeto foi o escolhido pelo SESI São Paulo para abrir a temporada de 2023. Logo a seguir a retomada do grande sucesso O ALIENISTA, com inúmeras indicações e vencedor do Prêmio CENYM de Melhor Espetáculo, Direção, Direção de Arte de 2022, para uma temporada popular no Teatro João Caetano.
Essa é uma pequena amostra da relevância dos espetáculos apresentados pela CiaTeatro Epigenia com direção de Gustavo Paso. Na última década seus espetáculos figuraram entre os melhores do ano tanto no Rio como em São Paulo, não há nenhuma cia de teatro que acumule tantos sucessos seguidos no país.
Em 2022 a retomada se deu com sua versão premiada de O ALIENISTA, a Circulação do premiado infantil CASA CARAMUJO que estreou em 2017 e este ano ainda segue viajando por todo Brasil. Em 2021 colocou em prática o projeto CINE TEATRO EPIGENIA, “aproveitando” a paralisação dos teatros, levando para todo Brasil através do audiovisual, RACE, seu premiado espetáculo e o inédito TOUCH, onde assinou a dramaturgia e cenografia.
Antes do período de parada mundial, em 2019, trouxe sua versão de O PREÇO de Arthur Miller, arrebatando plateias e crítica especializada, logo se tornando um dos principais destaques da temporada carioca. Em 2018 apresentou dois novos espetáculos que ficaram entre os melhores do ano: HOLLYWOOD de David Mamet em São Paulo, onde foi o único diretor a concorrer aos dois prêmios mais importantes do teatro brasileiro: Prêmios SHELL e APCA como Melhor Diretor de São Paulo de 2018; e CASA CARAMUJO (infanto-juvenil) com 23 Indicações em três dos prêmios mais representativos deste gênero: Prêmio CBTIJ “Centro Brasileiro de Teatro Infanto-juvenil”; “Prêmio Zilka Salaberry” e “Prêmio Botequim Cultural”, ganhando Melhor Espetáculo de Formas Animadas e Melhor Ator alcançando unanimidade nos três prêmios.
“Método de Desenvolvimento do AtorAtriz"
O método criado por Paso durante mais de trinta anos de teatro é resultado tanto de sua fase mais profícua como ator se juntando com os últimos vinte três anos como dramaturgo e diretor, exatamente quando funda a Cia Teatro Epigenia.
Com o Workshop SER & TER o diretor já lecionou nos principais cursos e faculdades no Rio de Janeiro, além dos mais importantes festivais de teatro brasileiros.
A base do Método é a junção paradoxal do Método de Analise Ativa aprimorado pelo russo Eugenio Kusnet a partir de estudos de Stanislavski já no final de sua tragetória; associados com os ensinamentos teóricos e conceitos do estadunidense David Mamet.
Reconhecidamente como um dos grandes "Diretores de Ator" do Brasil, Paso em seu Método traça um projeto de caminho para que o Artista de teatro possa ver que a formatação/crença no “tal personagem” é um limitador de horizontes. O método mostra que a “criação de um personagem” nada mais é do que o afastamento do artista da sua ilimitada capacidade de jogar. Não existe tecnologia mais avançada que o Ator e que a ação e o jogo são os caminhos para um trabalho consistente. O Ator é incontável, infindavelmente vasto, ilimitado, quando entende que precisa se livrar dessa ilusão que é a “tal” construção da personagem.
Quando os atores e as atrizes estiverem absolutamente livres do vício e da tentação de explicar a ausência de conteúdos a fim de dar-lhes alguma base psicológica-estabilizadora, estarão preparados para entrar no jogo como propósito de uma criação livre de acordos mentais inventados que só servem para ocupar o espaço e lhe tirar o foco do que é realmente importante.
FOTÓGRAFO
Como Fotógrafo tem inúmeros ensaios teatrais, recentemente foi selecionado pelo espaço ITI - Lisboa/PT para a seu ensaio fotográfico SERTÃO ESPELHO SECO, ainda inédita no Brasil
https://espacoiti.com/gustavo-paso
Diretor de Arte, Cenógrafo e Designer
Gustavo Paso nasceu artista plástico, e ao ingressar na carreira teatral criou inúmeros objetos cênicos exclusivos para seus espetáculos, cenografias completas e com a alcunha de ser o provedor dos espetáculos de sua Cia teatral, desenvolve a cada trabalho o direcionamento estético e conceitual de cada peça do portfólio da Cia. A partir das pesquisas estéticas do projeto artístico criado na pré produção, objetivando curadorias de investimento, festivais e teatros, passando pelo dia a dia da sala de ensaio e do galpão de cenografia, Paso conduz todas as frentes artísticas de seus espetáculos. Em 2022 recebeu o prêmio nacional Cenym de Teatro como Melhor Diretor de Arte, Melhor Diretor, além de vencer nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Cia. de Teatro, Melhor adaptação de texto pela sua versão teatral do conto O ALIENISTA de Machado de Assis. Este ano já está indicado como Melhor Diretor de Arte e Melhor Cia de Teatro pela comédia DE PERTO NINGUÉM É NORMAL de sua autoria. Juntando-se a esse conjunto de criações somam-se inúmeras criações digitais (logomarcas, cartazes e identidade visual de centenas de projetos) e artesanais em objetos cênicos exclusivos.
